Problemas nas Viagens Aéreas

Diversos consumidores vêm enfrentando problemas nas viagens aéreas, principalmente quando a origem ou destino é a costa leste dos Estados Unidos.

Problemas nas viagens aéreas

A justificativa para esses transtornos segundo as companhias aéreas, são os estragos causados por uma tempestade de inverno que atingiu aquele país no fim de 2017 e início deste ano.

Já no Brasil, a justificativa dada pelas companhias aéreas quando ocorrem situações de atraso de voo ou o seu cancelamento de voo, quase sempre é o excesso de tráfego e a reorganização da malha viária na época de final de ano, principalmente.

O fato é que, quando se trata de viagem, qualquer alteração na programação causa transtornos, e estes devem ser supridos pelas companhias aéreas de forma a melhor assistir seus passageiros.

Em que pese as companhias aéreas sempre alegarem que prestam o devido auxílio e suporte aos seus passageiros, na grande maioria das vezes, não é isso que ocorre de fato.

São diversas as notícias que retratam situações vexatórias de passageiros de voos cancelados e voos atrasados, que ficam horas em aeroportos sem qualquer informação de um funcionário da companhia aérea, e que, somente recebem algum tipo de auxílio quando eles próprios vão em busca deste.

A assistência devida pelas companhias aéreas a estes passageiros deve garantir à comunicação, alimentação e acomodação que devem ser fornecidos pela companhia aérea responsável pelo voo, além de permanecerem em constate comunicação com estes de forma a atualizar sobre a nova programação da viagem, em respeito ao direito à informação do consumidor.

Além desses serviços, caso fique comprovado que os passageiros tiveram prejuízos em razão destes problemas nas viagens aéreas, é possível sim pleitear indenização por danos morais e matérias, sobretudo no caso de extravio de bagagem, quando existe o dever das companhias aéreas – e o direito dos passageiros – indenizar no prazo de até 7 dias para voos domésticos e até 21 dias para voos internacionais.

A indenização patrimonial e moral pode ocorrer também, quando o passageiro conseguir demonstrar que perdeu algum compromisso de trabalho ou mesmo familiar como o dia de natal e ano novo. Situações como estas, analisadas as circunstâncias apresentadas pelas companhias, são passíveis de se obter uma indenização, principalmente quando se observar também que outros deveres decorrentes do contrato firmado com a companhia aérea não foram por esta cumpridos.

Veja também:
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Voo Cancelado, atraso de voo e problemas com pacotes de viagem
O que mudou em 2017 para quem voa?

Os Advogados da área de relações de consumo do LTSA Advogados estão aptos a prestar assessoria em qualquer assunto que envolva questões de direito do consumidor em relação a problemas com companhias aéreas, especialmente problemas nas viagens aéreas, atraso e/ou cancelamento de voo, indenização por no show e extravio de bagagem, dentre outros. Consulte-nos.

Fontes:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/brasileiros-sofrem-atraso-de-mais-de-20-horas-em-voo-de-nova-york-para-sao-paulo.ghtml

https://veja.abril.com.br/economia/apos-quase-30h-de-espera-por-voo-passageira-perde-enxoval/

https://veja.abril.com.br/economia/voo-de-nova-york-para-sao-paulo-atrasa-quase-24-horas/

Problemas nas Viagens Aéreas
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