Vai comprar um imóvel na planta?

Fique atento para não reclamar depois…

imoveis-na-plantaA compra de um imóvel na maioria dos casos representa um projeto de uma vida inteira e comprometerá o orçamento de mais de um membro da família, podendo ser financiado por até três décadas – um período de tempo onde muitas mudanças podem ocorrer na vida familiar, comprometendo assim o orçamento e a viabilidade da aquisição da casa própria.

Por todos esses motivos o consumidor deve ter muito cuidado para avaliar a compra do imóvel e estar atento as condições que poderá trazer mais segurança, sobretudo na aquisição do imóvel na planta.

Aliás, imóveis na planta são algumas das reclamações mais constantes nos Procons, em razão das mudanças ocorridas entre a contratação, a fase de construção e a data de entrega do produto, nem sempre favorável ao comprador e, em muitos casos, prejudicial a expectativa dele.

Nesse sentido, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê nos artigo 51, 52 e 53 as condições para proteger o consumidor.

É importante que a escolha do empreendimento, da construtora, do bairro e das condições ofertadas sejam muito bem analisadas pelo comprador e em especial por profissionais com experiência, para não haver problemas e evitar a desistência por motivos que poderiam ser previstos. Entre as denúncias mais comuns estão as reclamações contras as construtoras e incorporadoras por problemas com prazo de entrega, qualidade do imóvel e descumprimento de oferta.

Para não enfrentar esses problemas e outros problemas, a precaução continua sendo sempre o melhor caminho. Siga algumas dicas simples antes de assinar o contrato de uma compra de imóvel na planta.

  • Verifique com as prefeituras: elas possuem históricos sobre as condições dos terrenos e as licenças para a construção dos imóveis
  • Contate o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura: o órgão também possui informações sobre a licença para a construção do imóvel.
  • Teste os simuladores de crédito: antes de entrar numa dívida muito longa avalie nos simuladores de crédito, disponibilizados pelos bancos, as taxas de juros e as condições para a concessão do crédito a qualquer tempo, com exigência de renda familiar e comprometimento de renda para as prestações.

Vai comprar um imóvel na planta?
Avalie a postagem
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *