Advocacia pro bono

Todo cidadão brasileiro tem o direito de acesso à justiça, mesmo que não tenha condições de pagar por um advogado. O universo jurídico, inclusive, tem um termo próprio para esse benefício: é a chamada “advocacia Pro Bono”.

Advocacia pro bono

Em linhas gerais, essa ideia (prevista na nossa Constituição Federal) garante o acesso a qualquer pessoa, inclusive os mais pobres, ao judiciário sem prejudicar o seu bolso ou mesmo o orçamento familiar.

A advocacia gratuita é exercida  com base no princípio universal de que  todas as pessoas tem direito de acesso à Justiça. Afinal, somos todos iguais perante a lei e, como tal, o estado deve garantir as condições ideais para que todos os brasileiros sejam tratados com igualdade, independentemente das diferenças sociais.

Para reforçar essa ideia, a própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) prevê o exercício da advocacia gratuita em seu Código de Ética e Disciplina. Esse conjunto de regras determina qual deve ser a conduta de um advogado – e “advogar” sem custo em benefício de qualquer pessoa,é um dever do profissional do direito.

A advocacia gratuita (Pro Bono), como outros trabalhos voluntários, é um ato de solidariedade, compaixão ao próximo e tem como princípio construir uma sociedade mais igualitária e justa.

O advogado que se propõe a essa prática, doa parte do seu tempo para contribuir, orientar, dar assistência e consultoria a pessoas que precisam. Além disso, a prática é também uma oportunidade de novas experiências e desenvolvimento profissional e pessoal.

O LTSA advogados defende e pratica a advocacia pró bono como instrumento para a verdadeira busca por justiça no Brasil.

A equipe de especialistas do LTSA Advogados está à sua disposição para atender qualquer questão relacionada aos direitos dos trabalhadores, consumidor, família e mais. Selecionamos as pessoas que necessitam e desenvolvemos o trabalho de advocacia gratuita.

Veja também:
Fofoca no trabalho gera danos morais
Os efeitos da nova reforma trabalhista
O banco de horas e a reforma trabalhista
As Horas Extras na nova Reforma

Possui mais dúvidas relacionadas a advocacia pro bono? Entre em contato conosco por telefone 11 4798-2316 (Mogi das Cruzes), chat ou mande uma mensagem Clicando Aqui.